Visão geral de segurança

o Power PDF oferece uma poderosa proteção para os seus documentos. Ele dispõe de uma faixa de opções Segurança e três painéis relacionados à segurança: Assinaturas, Assinatura/Certificação e Envelope.  As opções de segurança incluem os seguintes elementos principais:

 

Senhas

Aplique senhas de abertura que o destinatário deve usar para abrir e visualizar o PDF ou senhas de permissões que são necessárias para definir ou alterar as ações permitidas ou proibidas. A proteção é obtida por criptografia, cuja remoção só é possível com o fornecimento de uma senha. Consulte Visão geral de senhas.

 

Permissões

São as seguintes as ações que podem ser permitidas ou proibidas através de uma senha de permissões: imprimir o documento, imprimir em alta resolução, editar o conteúdo real do PDF, copiar ou extrair conteúdo, extrair páginas, acesso à acessibilidade (geralmente permitido), fazer comentários, preencher e assinar formulários e montar documentos.

 

Identidades digitais (IDs)

As senhas permitem controlar o uso do documento; a inconveniência é ter que distribuir uma ou mais senhas para os destinatários, via email, carta ou telefone, e essas mensagens podem ser interceptadas e mal utilizadas. Os IDs digitais evitam essa situação. O ID digital é utilizado na assinatura ou certificação de documentos ou quando a segurança por certificado é empregada. o Power PDF pode criar certificados autoassinados, mas eles também podem ser obtidos de Autoridades de Certificação. Os certificados de segurança permitem bloquear e desbloquear documentos com o uso de chaves públicas e chaves particulares. Consulte Visão geral de IDs digitais.

 

Assinaturas

Os documentos assinados através de uma Autoridade de Certificação permitem verificar se nenhuma modificação foi feita desde que o documento foi assinado e garantir a identidade do signatário. Caso tenha havido alterações, uma comparação poderá mostrar o que mudou. Um documento pode ser apenas assinado utilizando-se a parte superior do Painel de assinatura/certificação ou pode ser assinado e certificado utilizando-se a parte inferior do painel. Isso permite que o remetente limite as mudanças que os destinatários podem fazer no documento. Consulte Painel de assinatura/certificação e Assinatura e certificação de documentos.

 

Uma assinatura ou um outro identificador pode ser aplicado(a) ao documento em forma de carimbo (ou seja, um tipo de comentário), mas não oferece nenhuma proteção contra alterações posteriores: crie uma assinatura manuscrita a partir de uma assinatura manuscrita real, um arquivo de imagem importado (normalmente com sua assinatura digitalizada) ou um texto introduzido por digitação. Consulte Assinaturas manuscritas.

 

Certificados

Os certificados são arquivos que contêm IDs digitais e dados acessórios. Estes arquivos podem ser usados para 

Na segurança por certificado, o Power PDF pode criar certificados autoassinados ou obtê-los a partir de Autoridades de Certificação.

 

O arquivo de certificado que você mesmo cria contém tanto suas chaves particulares quanto suas chaves públicas. Ele deve ser armazenado na caixa de diálogo Configurações de Segurança que é aberta a partir de Segurança > IDs e certificados > Gerenciar identidades digitais ou no Armazenamento de certificados do Windows. Ele não deve ser compartilhado.

Para gerar um arquivo de ID pública, selecione Exportar certificado. Ele não contém sua chave particular, apenas sua chave pública mais os dados associados. Esse arquivo pode ser distribuído aos parceiros. Esses arquivos recebidos de parceiros devem ser armazenados na caixa de diálogo Gerenciar identidades confiáveis que é aberta a partir de Segurança > IDs e certificados > Identidades confiáveis ou no Armazenamento de certificados do Windows.

 

Serviços de carimbo de data/hora

São registrados com um servidor de carimbos de data/hora e oferecem a verificação de que a data e hora mostradas na assinatura realmente indicam a hora da assinatura. Consulte: Aplicação de carimbo de hora a uma assinatura digital.

 

Envelopes

Servem como recipientes para agrupar um conjunto de arquivos anexados, que podem ter sua própria segurança. A segurança também pode ser aplicada ao envelope, definindo condições para que os destinatários acessem todos os documentos incluídos.  Consulte Visão geral de envelopes.

 

Transmissão protegida

Este é um assistente em quatro etapas que ajuda a preparar documentos para transmissão. As quatro etapas são: escolher um envelope, anexar arquivos, aplicar criptografia e assinar. Consulte: Transmissão protegida.

 

ícone RMS

Existe suporte para o Active Directory Rights Management Service (RMS) da Microsoft. Acesse o recurso através da ferramenta na extremidade direita na faixa de opções Segurança. Essa ferramenta só funcionará se o seu computador tiver um componente cliente instalado para RMS.