Visão geral de certificados
Um certificado oferece transmissão segura de arquivos PDF; o Power PDF pode criar certificados autoassinados ou então você pode adquiri-los de uma Autoridade de Certificação (AC). Cada certificado inclui um par de chaves: uma particular e outra pública. Com o uso de certificados, as assinaturas e o conteúdo do PDF são criptografados durante a transmissão.
Existem duas formas principais de obter um certificado de segurança:
Certificados autoassinados
Estes certificados autoassinados são geralmente usados no envio de arquivos PDF entre pessoas que já se conhecem e confiam uma na outra. Este caso não requer a intervenção de uma Autoridade de Certificação (AC), porque o Power PDF emite o certificado que pode ser armazenado no seu próprio computador ou no Armazenamento de certificados do Windows.
Observação: Seu administrador do sistema pode desativar o uso de certificados autoassinados. Use um certificado confiável que seja emitido por uma autoridade de certificação (AC). Consulte o Power PDF Network Installation Guide (Guia de instalação em rede do Power PDF) para obter detalhes.
Certificados de AC
São geralmente usados no envio de arquivos PDF protegidos entre pessoas que precisam confiar uma na outra, mas não se conhecem pessoalmente – por exemplo, em uma empresa com escritórios em locais diferentes. O remetente, neste caso, deve obter primeiro um Certificado de uma AC. Para poder trocar arquivos, as duas partes precisam obter certificados de AC – não necessariamente do mesmo provedor. Nesse caso, a AC atua como um terceiro confiável e neutro para aqueles que precisam transferir arquivos.
Qual o nível de segurança dos certificados e seus IDs digitais?
Um documento protegido por criptografia de 40 bits pode ser decifrado por um hacker competente em cerca de 4 horas. Uma codificação de 128 bits exige milhares de horas, enquanto a de 256 bits, muitas dezenas de milhares de horas. Lembre-se de que várias agências de segurança governamentais procuram ter uma capacidade de decodificação maior do que os algoritmos disponíveis no mercado, portanto, não é possível garantir segurança absoluta.
Observação
Documentos assinados sem certificação podem ser interceptados, lidos e talvez alterados. Nesse caso, o conteúdo do PDF propriamente dito não está criptografado, apenas a assinatura e seus dados associados. A assinatura permite que um destinatário saiba se o documento foi modificado e quais modificações ocorreram depois de assinado. Os documentos são assinados ou assinados e certificados no Painel de assinatura/certificação. Observe que certificar um documento não tem nada a ver com proteger um documento com um certificado de segurança. A certificação só permite que o signatário restrinja ações possíveis no PDF.